Página Inicial

sábado, 14 de janeiro de 2017

Minha visão sobre a blogosfera de finanças x movimento da real



Olá Pessoal,

Hoje vou tocar em um assunto que talvez gere alguma polêmica, eu espero que não.

Vou analisar como eu vejo o pessoal da blogosfera em que vivemos (finanças e movimento da real), é uma opinião pessoal, não sou dono da verdade, depois nos comentários, queiram concordar ou discordar:




Eu comecei acompanhar um fórum de finanças em 2015, foi quando comecei a ter um pouco de consciência financeira em relação a investimentos, até então eu só usava a poupança, procurando termos no Google com LCI, LCA e Renda Fixa, conheci o Blog do Pobreta, caí lá para saber sobre finanças e também aprendi a acompanhar tudo sobre o movimento “Da Real” (Mentira: antes eu seguia um site real na internet que se chamava homens de bem esse site era do movimento “da Real”).



Pois bem, através do blog do pobreta percebi que ao mesmo tempo caí em um universo onde se falava de 2 assuntos que me fascina: Finanças e Movimento da REAL.

Esses 2 assuntos geralmente são abordados em vários blogs, hoje grande parte dos blogs é uma mistura dos 2 universos.

 Singela homenagem ao antigo blog do pobreta

Após começar a frequentar o blog do pobreta, fui descobrindo cada vez mais outros blogs e aprendendo cada vez mais sobre os 2 movimentos. 

Percebi que hoje em dia o movimento “da real” se fundiu com os blogs de finanças, é uma forma de mascarar (creio eu) somente 1 tipo de assunto, mesmo porque há uma tendência do pessoal da vertente realista de passar do limite, descambando para crimes de ódio, xingamentos e etc. 

Já por outro lado o pessoal da finansfera em sua maioria além de falar de finanças também fala sobre tudo que envolve suas vidas pessoais, tudo o que acontece em sua volta além de finanças até mesmo falar sobre mulheres, o que não deixa de ser assuntos de movimento realista !! Tem muita gente ainda que confunde o movimento “da real” com ódio contra as mulheres, o que não é verdade, ser realista vai muito além disso, é poder dizer e se impor contra toda hipocrisia do dia-a-dia.


Bom dito tudo isso, eu particularmente acho que sigo a vertente de misturar finanças com o movimento “da real” por isso estou aqui, pois além de acompanhar vários amigos aqui da blogosfera, gosto também de escrever, é uma terapia, desabafo para mim, posso dizer que muita coisa mudou em minha vida (para melhor) depois que comecei a seguir todas essas informações.

Só há uma coisa que eu não concordo muito: Há blogueiros (No Plural mesmo) que fazem de tudo para se aparecer, com postagens diárias, assuntos irrelevantes, tudo isso apenas para ganhar views e consequentemente conseguir ganhar algum dinheiro. Nada contra, até acho legal todos os blogueiros tirassem uns trocos assim compensaria o tempo gasto na administração de seus blogs, porém há alguns que querem que o blog seja uma fonte de receita, nem se sabe ao certo se os textos que são postados são verdadeiros !! 



Uma coisa que quero desmistificar é sobre ser anônimo na blogosfera, a maioria gosta e quer continuar anônimo, isso não vai mudar !! Recentemente o Blog do Dr. Honorários saiu do ar pois supostamente teria sido descoberto sua identidade verdadeira, outros blogs já caíram pelo mesmo motivo. O fato de saírem do ar nem é tanto por medo de bandidos ou criminosos, se fosse só pelo dinheiro, com certeza a um monte de blogueiros não seriam anônimos e continuariam a postar seus "fechamentos".




Ser anônimo na blogosfera é um pré-requisito, o principal fato de ser assim é que  perder o anonimato implica na possibilidade de pessoas próximas do seu convívio ter acesso a assuntos e comentários que você não falaria para ninguém, imagine há aqueles que criticam família, pais, mães, irmãos, esposas, emprego, chefes. Também aqueles que xingam, ofendem classes sociais, grupos éticos, modos de vida e por ai vai, tudo que não podemos dizer  no “MUNDO”, mas que aqui somos livres (deixo claro que sou totalmente contra que sejam cometidos crimes de ódio, racismo e etc)


Lógico, não estou generalizando, há blogs que sequer falam de sua vida pessoal, há aqueles que falam de apenas finanças e assuntos financeiros, como também aqueles que só falam de movimento "da real". Nos 2 primeiros exemplos até temos alguns que o perfil verdadeiro é conhecido, não há assuntos polêmicos, logo não há do que ter medo.

Há os blogs "falsos profetas" que prometem fazer isso ou aquilo, falam blá, blá, blá e depois voltam atrás ou faz diferente do que falou.

Eu tento seguir a maioria dos blogs (mesmo porque a maioria não tem uma frequência grande de postagem), não tenho pretensões de fazer dinheiro com meu blog, nem vou perder meu tempo com isso, lógico daqui um tempo vou tentar ativar o ad-sense, mas isso seria apenas de tempos em tempo (bota tempo nisso), ganhar uns trocados, podem ficar tranquilos que não vou fazem SPAM nos comentários de vários blogs, como já foram feitos por aí afim de ganhar views.

Quero deixar 2 links de outros blogs que eu acompanho e que achei legal pois há links para todos os outros blogs na finansfera e blogs da real, vejam que hoje em dia estamos todos num bolo só, recomendo a todos leitores visitar todos os blogs, tenho certeza que dezenas deles vão te satisfazer:



Para finalizar quero agradecer a todos blogueiros e leitores, hoje temos muitas opções de leitura, o que no meu caso me proporciona aprendizado e diversão !!

Quem diria que em um mundo de finanças eu iria encontrar palavras como LCI, Mangina, LCA, Cuckhold, Renda Fixa, Bonobo, FIIs, Beta, Dólar, Alfa e etc.

Até +


16 comentários :

  1. E o movimento na blogosfera está apenas começando. Recentemente vi uma pesquisa que dizia que apenas 4% dos brasileiros se planejam para a aposentadoria. Cada vez mais pessoas tem se interessado pelo assunto. Pessoas que antes olhavam torto qdo o assunto era dinheiro agora procuram ajuda e informações... O movimento tende a crescer muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é otimo eu mesmo encontrei dicas valiosas em todos blogs, mesmo aqueles que a maioria do conteúdo não me chama tanto atenção, o legal é que todo mundo mistura suas histórias de vida com finanças !!

      Excluir
  2. Grande Stifler! Boa análise.

    A blogosfera só vem crescendo a cada ano, e os conteúdos vem acompanhando esse crescimento. Temos de tudo um pouco por aqui, acho que cada um absorve aquilo que procura.

    Forte abraço

    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Marujo, você tem razão, por isso deixei bem claro que é uma opinião pessoal minha, as vezes o que é bom prá você, pode não ser bom para mim e vice-versa !!

      Excluir
  3. O lado ruim de termos muitos blogs é que não dá pra acompanhar todos. Tento seguir os que estão mais ou menos onde eu estou, em termos de idade e salário, e alguns amigos mais ricos como exemplos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem muitos blogs !! mas muitos não postam com frequencia, ao longo dos dias dá prá ir lendo vários !!

      Excluir
  4. Stifler, my friend, que bom que voltou a postar. Creio que seu post foi devido aos comentários que rolaram no Pobre-Diabo, não foi? Posso sugerir algo? Dá uma comentada lá, acho que o autor do comentário poderá ler e juntar bastante comentários, lembram que outros anons na mesma hora comentaram sobre o assunto ser interessante mas depois o PD teve uns problemas e o assunto morreu. Esta galera é mais velha de Real, poderá ajudar na discussão. Infelizmente muitos leitores do PD não acessam outros sites e creio que o PD é gente boa para deixar este seu comentário lá.

    Concordo contigo em gênero, número e grau. Blogueiros querendo aparecer, fazem isto para ganhar trocados de adsense. Trocados sim, ninguém conseguirá viver disto.

    Por sinal, depois você precisa fazer um post para nós leitores de como foi sua visita em uma cidadezinha nas bandas de BH, hahaha. Estamos esperando.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Anon, eu vi sim os posts do P.D !!! isso me de certa forma me incentivou nesse posto.

      Em relação a viagem, sinto informar você e todos os outros leitores :( que eu nunca estive em MG e não tenho nenhuma pretensão de ir !!! Sabe aquelas frases prontas de jogador de futebol: O que acontece no campo, fica no campo !!

      Excluir
  5. Gosto muito da blogosfera de finanças

    Fico triste quando grandes incentivadores nos abandonam

    Cada historia de vida contada nos ajudam a tirar várias lições e aplicar na nossa vida, é como conversar com algum parente mais velho

    A questão é saber filtrar o que tem de bom na blogosfera de finanças e no movimento da real, o extremismo nunca será saudável

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato !! temos que filtrar, cada um sabe o que é melhor para si mesmo !!

      Excluir
  6. Ótima postagem, a blogsfera de finanças ajudou-me muito a entender coisas que antes não entendia, e devo a ele o pouco que sei sobre o valor do dinheiro, sobre o movimento da real, já falei sobre isto, tem um lado positivo e outro totalmente negativo.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo !! eu vi seus comentários em outros blogs dizendo sobre isso, concordo com vc

      Excluir
  7. Boa stifler, na real que precisamos do melhor dos dois mundos!
    abs

    ResponderExcluir
  8. Tinha percebido mesmo esta mixagem entre blogs de finanças e blogs da real, tenho acompanhando vários blogs deste segundo tema, vejo muita revolta contra o "sistema" mas também vejo boas reflexões.
    Obrigado pela citação e grande abraço!

    ResponderExcluir