Página Inicial

terça-feira, 25 de abril de 2017

O mito de Sísifo (ou Orfeu e Eurídice)

Olá pessoal,

Mais uma vez estou aqui, postando para vocês em um momento que não estou muito bem !!


Além disso, eu sou muito, mas muito ansioso, tudo eu tenho que resolver na hora, não suporto ter que esperar as coisas. Tudo para mim é motivo de ficar mal-humorado, se eu quebrar alguma coisa minha, fico 1 semana mal-humorado, se aparece um risco no carro, fico dias mal-humorado, ultimamente o caso da minha mãe, em que relatei posts atrás, está me deixando nervoso, pois minha mãe entrou com inventário da parte que lhe cabe e os outros herdeiros entraram com embargos, claro que será infrutífero da parte deles, mas lá vai eu caçar advogado, explicar para minha mãe, e ainda por cima esperar os tramites de processos, se fosse por mim eu resolveria tudo na hora ou no máximo em 2, 3 dias, mas sabemos que não é assim que funciona.

Eu tenho plena convicção que eu teria que procurar algum tipo de ajuda seja psicológica ou psiquiátrica.



Pequenas coisa tornam-se grandes para mim, isso está me fazendo muito mal, eu fico nervoso, agitado e até mesmo com batimentos cardíacos acelerados por qualquer besteira.

Já comentaram em outros post meus que pessoas inteligentes sofrem mais !! Eu particularmente sou muito critico de mim mesmo, mas a única coisa que eu faço um auto-elogio é que eu tenho certeza que sou muito inteligente. Infelizmente inteligência não é sinônimo de sucesso, quantas pessoas por aí, não são inteligentes ou de Q.I alto e são um sucesso como pessoas e sucesso profissional?

Um exemplo: Perto de minha casa há um senhor que montou um pequeno negócio de espetinhos na garagem da casa dele, ao longo dos anos a coisa cresceu tanto que ele derrubou a casa dele fez um mansão de 3 andares, sendo que ele mora no térreo que é divido com o restaurante que ele montou (vende espetos e algumas porções), no último andar ele fez um Buffet, que sempre está lotado, hoje ele só fica lá no restaurante mas só fica de papo com os clientes, os filhos deles tomam conta, um senhor vendendo espetos conseguiu um negócio que sustenta toda a família dele, e olha que até genro e nora trabalha para ele, o pior de tudo que esse lugar fica em um bairro residencial, nem é um grande centro. Diante disso tudo vemos que nesse caso creio que seja pura sorte, o cara nasceu iluminado fez algo simples e deu certo !!



Já disse e repito, minha vida poderia ser pior, já contei minha história por aqui, o que eu tenho: casa, carro e etc foi por meu próprio trabalho e etc. Tudo que é burocrático e até algumas coisas técnicas eu faço por mim mesmo, nunca pago ninguém para resolver nada, a não ser advogado (ai não tem jeito porque é obrigado), Não sei se estou sendo ingrato comigo mesmo em querer me cobrar tanto. Tenho amigos de infância que fizeram faculdade comigo, enquanto eles estavam na mesma faculdade que eu (graduação de 4 anos na área de TI) eu já atuava na área há tempos e eles não, um deles nunca tinha sequer instalado um Windows na vida por exemplo, conclusão: Ao menos profissionalmente ele ganha mais que o dobro que eu, ele ganha muito bem como consultor SAP em uma multifuncional, ele ganha mais que muitos gerentes de TI por aí. Ele não tem pós-graduação, não tem certificações e cursos, EU TENHO !!!

Algumas das certificações que eu tenho estão nesse quadro

Tudo isso me faz sentir um fracassado, se eles conseguiram porque não eu? será que eu sou muito materialista? O que eu ganho não é ruim, mas é claro que eu queria mais !! Em tempos de mega sena acumulada eu fico sonhando como seria minha vida e a conclusão que eu tenho é que eu seria feliz se tivesse muito dinheiro. O ditado que dinheiro não traz felicidade não se aplica ao meu caso.


Sonho



O título desta postagem remete a última postagem de um blog, que sempre que estou nestes "momentos" volto a navegar, volto a ler as mesmas postagens, não há postagens novas pelo simples fato que o autor do Blog suicidou-se, a história é mais ou menos assim: Eu vi uma reportagem de um Professor que se matou na faculdade UFABC, ao ler na internet vi o nome dele e nos comentários alunos citaram o blog dele, automaticamente entrei no Blog e li tudo !! Lá está a mais real prova que pessoas inteligentes e pensadoras também sofrem, não sei o que se passou na cabeça deste professor, pois nesta faculdade em especifico todos os professores são doutores, salários em média de 15k fora outros benefícios e bonificações caso estejam em projetos, iniciação científica.


Última postagem do blog http://dedalus-atlas.blogspot.com.br/

Enfim o suicídio foi em 2010, e até hoje eu acompanho o blog, incrível né !!! Me identifico muito com as postagens, mas fiquem calmos, não será agora que vou me matar !!

O título "O mito de Sísifo" se refere a um livro de Albert Camus, onde a narrativa conta a história (mitologia grega) de um camponês, Sísifo, que recebeu uma punição exemplar dos deuses: rolar diariamente uma pedra montanha acima até o topo. Ao chegar ao topo, o peso e o cansaço promovidos pela fadiga fariam a pedra rolar novamente até o chão e no outro dia ele deveria começar tudo novamente e assim para todo o sempre. 

Essa história segundo o autor do livro é uma paródia da busca do homem ao sentido da vida, sendo que fazemos muitas vezes esforços inúteis (meu caso), chega até questionar se vale a pena mesmo viver uma vida desde jeito, pensando até em suicídio, mas o autor diz que podemos imaginar que Sísifo na verdade está feliz, pois apesar da repetição eterna, ao mesmo tempo ele está vivo.

Já a referência a Orfeu e Eurídice é também sobre mitologia grega, mas é uma história de amor, talvez o autor do blog quis deixar nas entrelinhas problemas com sua esposa, pois o principal motivo do suicídio seria o fato dela ter pedido a separação dele. Neste caso não se aplica a mim, fui casado, mas não vou me matar por amor !!



Bom prá que tudo isso???? Por mais que eu acompanhe blogs de finanças, por mais que eu aporte, poupe,  na minha cabeça  isso será apenas para que eu tenha uma sobrevida quando estiver mais velho, ou seja, me manter, hoje me privo de muitas coisas (para não gastar), visando o futuro !! Será que isso é o certo?

E você? o que fazem nos momentos que se sentem ruins? aceito dicas, comentários, xingamentos e o que mais for, não é a primeira vez que faço post neste sentido !!

Até +

38 comentários :

  1. Olá SP,
    Dizem que a pratica de exercícios físicos é boa para a nossa mente. Se você não pratica, seria uma boa começar a fazer. Pensar positivamente é uma boa também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala C.I !! tem razão, vou focar em outras atividades para não pensar besteira, e atividades fisicas é uma delas

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O dinheiro traz sim felicidade.Felicidade momentânea.É possível viver uma vida toda fugindo de questões mais profundas, todavia é impossível fugir de si mesmo.
    Um exemplo claro disso, é a depressão após aquela noitada eufórica regrada a álcool ou outra droga qualquer.
    A grande questão é que o sofrimento do passado deixa marcas, marcas que nos fazem questionar o sentido da vida, e o conceito de felicidade.
    A ambição nos faz crescer e é o que da força a muitos. Não obstante é o que nos mata, pela busca frenética por aquilo que as vezes, nem nós mesmos sabemos o que é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, ótimo comentário, sofri muito, pode ser que essa marcas me acompanhem até hoje !!

      Excluir
  4. à medida que vamos amadurecendo o stress vai diminuindo.

    mas essa sua passagem aqui reflete exatamente minha personalidade:

    mas muito ansioso, tudo eu tenho que resolver na hora, não suporto ter que esperar as coisas. Tudo para mim é motivo de ficar mal-humorado

    hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala MP, o tempo é o melhor remédio, já fui pior, o problema é que antes eu era novo, e hoje em dia mesmo tendo menos ataques de fúria, a idade já não ajuda tanto né rsrs

      Excluir
  5. Tive q rir lendo que voce e inteligente kkkk.

    Ansioso ? voce e um doente mental isto sim.

    Sisifudeu.

    Faça este favor ao mundo imitando o autor do blog seu imunddo ladrao safado

    ResponderExcluir
  6. Stifler pau no cu, gordinho fdp.

    ResponderExcluir
  7. Inteligência é comprar as boas brigas e largar o resto de lado, já que, ou são perdidas ou não tem remédio.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério !!! me conta, ou melhor, conte para todos, assim você estará ajudando a sociedade que tal?

      Excluir
  9. Cara a vida não tem sentido, mesmo pessoas ricas tem depressão e passam por problemas existenciais, você é um cara bem-sucedido para padrões do brasil, tem uma profissão e ganha relativamente bem tem mais de 130 mil aportados, o que você quer mais? Praticamente menos de 5% da população brasileira tem a vida que você tem, eu sou aqui do nordeste sou extremamente pobre e vejo que não vou ter um bom futuro , vou trabalhar em subemprego e tentar sobreviver, você tem uma vida maravilhosa comparada com a maioria dos brasileiros, eu por exemplo dificilmente chegarei no seu padrão de vida e aporte, acho que seu problema é muito mais que financeiro ,procure sair mais , fazer exercícios, viajar para lugares baratos, você tem uma vida relativamente boa, muitas pessoas gostaria de estar no seu lugar, e só coisa da sua cabeça, a mesma coisa aconteceu com o pobretão mas aquele cara é um doente mental, o cara estudou a vida toda em escola particular tinha praticamente meio milhão aportado e ainda se intitulava pobre isso é uma piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon, já me disseram isso... claro que eu queria ser rico, ou ter muito mais dinheiro guardado ou poder aportar mais, sei que estou numa condição boa perante muitos, mas com certeza não deve ser problema com dinheiro, é um problema comigo, pretendo resolver ou melhorar dessas neuras, obrigado pelo comentário e você também não desanime, todos nós somos capazes !!

      Excluir
    2. felicidade sempre é relativa. No fim se resume a comparação expectativa x realidade. Alguns, como o Stifler agora, tem picos mais altos de expectativa.

      O Pobreta provavelmente era um trauma por ser invisível na juventude, e na verdade era sim relativamente pobre pros desejos dele (Camaro, Panicats, etc...), ½ milhão era trocado.

      Excluir
  10. Cara, percebo que esse tipo de problema é bem recorrente nos blogs de finanças. Vou te dar minha opinião sincera, até porque você abriu espaço pra isso. Essa lance de trabalhar e economizar pensando no futuro é realmente bem útil e interessante (tanto que acompanho os blogs por concordar com isso), e o simples fato de a pessoa aderir a isso já a deixa acima da maioria da população. Isso tem que ser feito e está correto, mas não basta pra dar sentido à vida, e por causa disso muitos ficam neuróticos e ansiosos. Conforto e segurança financeira são coisas muito boas, que devem ser buscadas, mas não somos como animais aos quais basta ter comida, água e lugar pra dormir para se sentirem plenamente realizados. É natural do ser humano precisar de mais do que isso. Como sugestão te diria pra tentar prestar mais atenção em vc mesmo, por exemplo em assuntos que você acha interessante, e procurar aprender mais sobre aquilo. Se vc tem problema com ansiedade e organização de projetos, existe um método chamado GTD que ajuda bastante na organização pessoal, tem bastante material gratuito na internet sobre o assunto. O fundamental é entender que não é normal viver assim, e aceitar que é preciso fazer algo de concreto para sair desse ciclo auto-destrutivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uns dos melhores comentários que eu já li a respeito até hoje !!! obrigado por seu post esclarecedor e pela dica do GTD.

      Excluir
    2. "não somos como animais aos quais basta ter comida, água e lugar pra dormir para se sentirem plenamente realizados."

      Pirâmide de Maslow.

      Excluir
  11. Tá censurando comentários agora? O meu sumiu. Medo, é? A verdade dói, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não apaguei nenhum !! tenho certeza, até cara me chamando de pedofilo tem aqui

      Excluir
  12. Este cara é um pedofilo fdp inventando estas historias.descobrimos nao tente esconder stifler e sua foto ta no hardmob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá no blog do Pobre Diabo já falei, não vou repetir aqui, você pode achar que eu sou qualquer um, não vai mudar em nada na minha vida

      Excluir
  13. Me desculpe pelo julgamento mas esta comparação com os outros não vai te ajudar em nada, esperar por justiça no mundo então, é equivalente a tentar prever o futuro só vai te trazer frustação.
    Mas de qualquer forma acho que o desabafo no blog te ajuda ou assim espero afinal de contas não existe vida sem problemas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF, obrigado !! todos os conselhos de vocês me ajuda a passar por cima disso tudo !!

      Excluir
  14. Fala Stifler, cara acho que tentar fazer algum hobbie e procurar ajuda psicológica deve ajudar bastante. Eu memso devo aplicar essas dicas em breve.

    abs!

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente não recomendo ajuda psiquiátrica ou psicológica, a não ser que haja uma situação realmente muito grave (síndrome do pânico causada por sequestro ou outra situação de violência muito traumatizante, esquizofrenia paranóide, depressão severa incapacitante, etc.). Caso vc tenha apenas inquietações psicológicas, mas consiga levar uma vida comum, a sessão vai ser só uma conversinha onde o profissional ouve seus desabafos e dá conselhos que, sei lá, sua mãe poderia dar. E o pior, isso é um ralo de dinheiro, pois o problema nunca será "resolvido", o psicólogo vai sempre querer convencer que o problema é sério e exige acompanhamento, ainda que seja uma grande bobagem que qualquer homem adulto teria a obrigação de resolver sozinho. Claro, assim eles lucram mais. Ninguém vai resolver seus problemas por vc, podem até ajudar que vc se sinta mais confortável durante o processo, mas a vida é sua.

    ResponderExcluir
  16. Que postagem tensa, me arrepiei. Não conhecia a história do dedalus-atlas, muito triste.

    Já passei por períodos muito turbulentos, chorando todos os dias, me trancando em quartos escuros e abandonando a vida. Teve uma época que desisti de comer, pois na minha cabeça era "não vou me matar, então se for para morrer, morrerei" e perdi 30 kg.

    A minha motivação foi uma força interna inexplicável do nada, algo meio que "não vou desistir e dar o gostinho a quem não gosta de mim, vou dar a volta por cima".
    Meu escape, na época, foi o videogame online e o youtube, como não tinha amigos, esse pessoal que conheci, muito bacana e motivador, acabou sendo meu porto seguro e motivacional.

    O negócio é não desistir e ocupar a mente, tipo a história do Coronel Sanders, do KFC.

    Estou à disposição para te ouvir, caso precise.
    Abraços!


    ResponderExcluir
  17. acho legal usar a energia da ansiedade para resolver outras coisas que podem ser resolvidas, ainda que não tenham qualquer relação com a causa da ansiedade.
    lembre-se "Realmente, há coisas sobre as quais nada podemos fazer. Então é tentar relaxar. A outra opção é o infarto ou um AVC."

    abç!

    ResponderExcluir
  18. Fala Stifler,

    Não tinha lido esse seu post. Tenso hein... Mas espero que você esteja melhor...

    Para essas situações pare e reflita. Outra coisa fundamental é a parte da respiração. Pode parecer besteira, mas respirar fundo ajuda muitoo

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Inglês !! ótima dica !! as vezes tento isso mesmo e dá certo.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir