Página Inicial

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Cuidado: Contas Digitais e Cartões de Crédito de Fintechs/Startups - Quebra do Banco NEON


Fala Pessoal,

Como costumo dar dicas de Cartões de Crédito e Contas Digitais de bancos pequenos e fintechs, hoje todos foram surpreendidos pela "quebra" do Banco Neon.

Falência do Banco Neon
Nesta Sexta 04/05/2018 o Banco Central decretou a Liquidação do Banco NEON


Banco Central Intervenção no Banco Neon


Para quem não conhece o Banco Neon foi fundado em 2016, por meio de uma joint venture entre a Startup de cartões pré-pagos Controly e o Banco Pottencial, em sua Conta Digital era oferecido serviços sem a cobranças de taxas, opções de investimento como CDB entre outros investimentos e a opção de ter cartão de crédito sem cobrança de anuidade, cartão internacional na Bandeira Visa.


A partir de hoje quem entra no site do Banco Neon tem a seguinte informação mostrada na tela:

Aviso Banco Central sobre Banco Neon


Em reportagem no site Tecnoblog foi relatado que o Twitter do Banco Neon informou que os cartões de crédito e débito estão funcionando normalmente, porém o APP está fora do ar por tempo indeterminado. Ainda de acordo com a reportagem para os clientes do Neon S.A., o saldo será coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) “com a celeridade possível”. Este fundo protege clientes de banco em casos de falência, liquidação extrajudicial ou insolvência, e permite recuperar até R$ 250 mil por correntista.

Ainda assim o Banco e a Fintech dizem que são companhias distintas entre si, sendo que o Banco possui ações da Fintech, entenda melhor nesta reportagem do G1.

Comunicado Oficial - Banco Neon no Facebook

A surpresa de tudo foi que no dia anterior (03/05/2018) foi anunciado um aporte de 72 milhões na Startup e o cartão de crédito sem anuidade foi lançado em Março deste ano (2018).

O cartão já era sensação nos grupos de Facebook onde há a divulgação de possibilidades de obter Cartões de Crédito.

Será que hoje esse usuário está feliz? 


Para aqueles que gostam de deixar o seu dinheiro nesses Bancos Pequenos ou Startups, todo cuidado é pouco, vale lembrar que o NUBANK ainda opera no prejuízo, e quem deixa o dinheiro na NUCONTA pode ficar a ver navios uma vez que nesta conta do Nubank não há garantia do FGC.


Prejuízo NUBANK
 NuBank - Prejuízos desde o seu lançamento


E você caro amigo, possui conta no Banco Neon? Eu não tinha conta, mas estava prestes a abrir, felizmente eu uso essas fintechs apenas para ter a opção do cartão de crédito sem anuidade, dinheiro só deixo em Instituições bem consolidadas e seguras (Corretoras, Bancos Médios e Grandes e etc.)



Até + Pessoal





36 comentários :

  1. Respostas
    1. Pois é... mas acho que a maioria que tinha conta lá tinha por conta do cartão de crédito...

      Excluir
  2. Vamos monitorar pra ver em quanto tempo o FHC ressarce os clientes.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Stifler. Não dá pra sair confiando de olhos fechados nessas fintechs. É importante ver a situação delas antes de sair colocando dinheiro sem pesquisar. Não adianta ir na modinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, pior que tem um monte ai né? acho que usar somente o cartão até vai... mas usar para investir ainda não dá... deixar dinheiro só em instituições mais sólidas.

      Excluir
  4. Stifler Pobre,

    Um site bonito, moderno.... e agora esse transtorno todo para os clientes.
    O que me preocupa é o vazamento de dados do Banco Inter e a negação e silêncio por parte deles.
    Então fico pensando: será que vale a pena investir em bancos menores diretamente por 5% a mais do CDI, sem ser através de corretoras - o que diluiria os riscos?

    Achei muito estranha também a IPO do Inter, para a qual foi montada uma estrutura provisória enquanto o banco aguarda a aprovação do aumento de capital pelo Banco Central.
    Isso não deveria ter sido feito antes da IPO?

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o NEON apostou no marketing visual e até vinha angariando muitos clientes, mas creio que a maioria queria apenas pelo cartão de crédito, mesmo porque investir tem muitas opções melhores e mais confiáveis

      Excluir
  5. Viu a notícia do banco Inter, um suposto vazamento de dados. Para o colchão de segurança é melhor deixar a grana na poupança de um banco grande mesmo. Ja cogitei em deixar meu colchão de segurança no banco Inter, mas desisti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque você não deixa a reserva de emergência em um fundo DI? Eu deixo no fundo BTG PACTUAL YIELD DI FI REF CREDITO PRIVADO, ele rende um pouco a mais que o CDI, ele é D+0, eu uso o banco inter apenas para receber meu salario e transfiro para outra conta (Bancão) para pagar as contas e para as corretoras, não tenho do que reclamar.

      Excluir
    2. Olá amigos, o Banco Inter divulgou nota dizendo que é mentira o vazamento de dados, dá para acreditar? rsrs

      https://istoe.com.br/banco-inter-nega-vazamento-de-informacoes-de-clientes/

      Excluir
  6. Por que banco pequeno e uma merda.
    Profeta bastter estava certo do dia pra noite creu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade? ele dizia isso? rsrs

      Excluir
    2. Nao desse exatamente mas sim de banco pequeno, quebra do dia pra noite e antes de qiebrar sempre esta indo a mil amaravilhas.

      Excluir
    3. Isso é verdade !!!! mas até que nos últimos anos não tem quebrado tantos bancos assim, foram poucos !!

      Excluir
  7. Que bom que isso aconteceu, para abrir nossos olhos. Eu tenho a conta do nubank mas eu não a uso, só o cartão mesmo, o que já é ótimo.

    Stifler, vc pode me add ao seu blogroll? Segue meu blog: https://funcabeta.blogspot.com.br/

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, só o cartão, deixar dinheiro lá não rola !!! já te add aqui amigo !!

      Excluir
  8. Olá SP,

    Nem sabia disso. Ainda bem que passo longe desses bancos. Eu te CC do Nubank, mas não vou deixar dinheiro na conta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma coisa aqui, uso o cartão do Nubank e outros, deixar dinheiro não !!

      Excluir
  9. excelente post!

    aqui em casa só a patroa tem conta no banco inter.

    A minha é em banco comum.

    abs

    ResponderExcluir
  10. Sério, não estou contra as finitechs, mas o Neon tinha que ser fechado mesmo. Administradores mais tapados só em Brasília! Eles pegaram o dinheiro dos clientes, emprestaram para uma outra empresa dos sócios e registraram como ativo do banco. Mesmo que não tenha havido má-fé, quebraram a regra mais simples de toda empresa (não confundir os patrimônios particulares e o patrimônio social).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, eu li isso, e o BACEN explicou com esse motivo e outros o porque a fintech foi penalizada

      Excluir
  11. Sempre fui mais cuidadoso, apesar de perder uns trocados, prefiro investir e ter conta em banco grande.

    ResponderExcluir
  12. Ainda tá meio zoneado o negócio. Eu tenho uma conta digital no Sofisa. Não é dos melhores, mas tá indo bem até agora.

    Muito bom o post Stifler, um tapa na cara da galera que gosta de ficar entrando em qualquer inovação que aparece. Acima de tudo, dinheiro não atura desaforo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho no Sofisa também, é um banco médio, há anos no mercado, dificil quebrar de uma hora para outra !!

      Excluir
  13. É o que eu falo lá no blog sobre o LeuPay mesmo que eu tenho conta

    Nesses bancos pequenos tem que deixar só dinheiro de gasto do mes e nada de ficar acumulando grana lá e comprando RF

    No meu caso eu vejo o quanto vou gastar e mando a grana no começo do mês geralmente no último dia a conta vai estar zerada ou próximo disso. Assim se der algum problema não perco nada ou só o preju de um mês de renda na pior das hipóteses.

    Não da pra vc saber como anda a saúde desses bancos sem contar que mesmo publicando dados esses ainda podem ser manipulado. Vide caso do panamericano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, temos que saber tirar vantangens, no caso do leupay é ter taxas mais baratas ao usar cartão no exterior, ou seja, use o cartão e transfira o dinheiro necessário para pagar a fatura e nada mais do que isso.

      Excluir
  14. Olá Stifler,

    tenho o cartão do Nubank mas sou muito desconfiada da Nuconta, por isso nunca utilizei. Ainda preciso de muito chão pra aprender a investir, mas acho dificil migrar para essas corretores e bancos pequenos
    abs!

    ResponderExcluir
  15. valeu pela visita, também lhe acompanho !!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho conta Neon desde o ano passado e fui pega de surpresa por esse problema. Eu não tinha muito dinheiro na conta, pois usava mais para pagamento de pequenas despesas. Acabei parando de usar pela falta de confiança e pelo app ainda não funcionar em todas as suas funções.

    Atualmente estou testando a conta digital do Banco Sofisa e a do Banco Original. Esse último dá muito problema quando tento abrir o app no cel, complicado.

    ResponderExcluir