Página Inicial

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Dica: Cidade para se morar no Brasil - São Caetano do Sul / SP


Fala Pessoal,

Inspirado em algumas postagens do nosso amigo Cowboy Investidor em 2019, vim aqui também dar a minha dica de cidade para se morar no Brasil. Veja bem, sabemos que nosso país deixa a muito a desejar, falta muito para melhorar, então essa postagem é apenas uma dica de um lugar para que torne a sua vida menos sofrida do que morar em outros lugares pelo Brasil.

A dica de cidade para se morar, não é interior ! Por incrível que pareça é aqui mesmo na Grande SP estamos falando  da cidade de São Caetano do Sul.

Vídeo institucional - comemorativo aniversário de 142 da cidade.

São Caetano do Sul é uma das cidades do ABC Paulista e que é muito conhecida por ser o destino de quem procura uma vida melhor e mais tranquila. Com cerca de 160 mil habitantes, a cidade se destaca não apenas para quem está na região, mas também em todo o país.

 Avenida Kennedy

São Caetano é conurbada com vários municípios do ABC e da Capital São Paulo, o acesso a capital se dá por diversas vias e por transporte público, atualmente a cidade possui uma estação de trem da CPTM, fica a 2 estações da Estação Metro-CPTM Tamanduateí.

Muitos moradores de São Caetano trabalham em outras cidades principalmente em São Paulo.

Um dos pontos positivos de morar em São Caetano é o custo de vida mais baixo em relação a capital, já em relação as outras cidades do ABC o custo é um pouco maior, mas logo é recompensado por outros benefícios de se morar na cidade.









No Sudeste, São Caetano do Sul é a cidade considerada a mais bem avaliada, de acordo com dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), referência usada para medição de qualidade de vida de uma região. Florianópolis, Brasília, Palmas e Fernando de Noronha também aparecem como as melhores em suas respectivas regiões.

A melhor cidade do país para se viver tem apenas 15 quilômetros quadrados, é altamente verticalizada (38% de seus domicílios são apartamentos) e tem carros, muito carros. São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, é chamada de “a terra do automóvel” _ tem mais de 100 mil veículos e quase 159 mil habitantes. Além de ter sido o berço da indústria automobilística do país, o alto poder aquisitivo de seus moradores justifica a grande quantidade de veículos. E é a renda de seus moradores, acima dos R$ 2.000 per capita ao mês, que puxa a cidade ao topo do ranking dos municípios com melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicador que avalia dados de saúde, educação e renda. A expectativa de vida ao nascer é de 78,2 anos.


A cidade também possui excelência em atendimento na saúde através do SUS, vários cidadãos de outras cidades vizinhas procuram o atendimento de emergência do SUS em São Caetano, afinal o atendimento de urgência é obrigatório.


  Um hospital público de São Caetano do Sul

Porém os moradores da cidade possuem um cartão próprio e com ele é possível agendar as especialidades médicas, a cidade mesmo sendo pequena possui um hospital público exclusivo para crianças e vários programas de atendimento para os idosos, inclusive com aulas de ginástica e hidroginástica em vários clubes espalhados pela cidade.



Outro título importante da cidade é ser referência em saneamento ambiental.


A cidade possui uma coleta de lixo exemplar inclusive com coleta seletiva (recicláveis), a cidade é uma das poucas que possui 100% de tratamento de esgoto e distribuição de água, vale ressaltar que na Grande SP, a cidade é a única que possui serviços próprios de água e esgoto, as demais cidades inclusive a capital esses serviços são administrados pela SABESP.

O lazer em uma cidade é muito importante. Seja em finais de semana, feriados ou mesmo durante a semana, ter o que fazer na cidade melhora a satisfação de ser um morador da cidade.

 Piscina Pública em dos Clubes da cidade.

Ao considerar a possibilidade morar em São Caetano do Sul você vai notar que a cidade tem diversas opções de lazer. Além de opções como o Park Shopping São Caetano e o Espaço Verde Chico Mendes, há diversas opções de restaurantes, bares e também eventos culturais diversos.

Atualmente vários serviços da Prefeitura de São Caetano são oferecidos através de plataformas digitais o que diminui a burocracia, além disso a cidade possui a sua própria versão do Poupatempo que é chamado de Atende Fácil, que além de serviços municipais presta quase todos os mesmos serviços que o Poupatempo como emissão de RG. Justamente por esses serviços a cidade recentemente conquistou o título de melhor cidade do Brasil para se investir em negócios.


Na área da Educação a cidade não fica atrás, para crianças o ensino público na rede municipal é referência no Brasil, inclusive com escolas próprias para ensino de cursos técnicos e línguas, a cidade possui uma Universidade a USCS que possui programa de bolsa de estudos para os moradores.




Eu sou suspeito de falar da cidade, quem conhece e já andou pela cidade verá que a cidade é toda ajeitada, toda organizada.

Talvez tamanha qualidade se deve ao fato de ser um cidade pequena (teoricamente mais fácil de administrar) em uma região metropolitana e pelo fato da GM (General Motors) ocupar uma extensa área do território da cidade e consequentemente ajudar na arrecadação de impostos pela cidade.



 Gostaram de saber mais da minha cidade natal?  Deixe seu comentário....


Até +






37 comentários :

  1. Cara, tem muita cidadezinha aí q ngm dá nada e é top pra se viver. Lógico que vai depender do que você gosta.. Festas, gastronomia, clima, paz (nem sei se existe isso aqui).
    Bom saber dessa aí, nunca tinha ouvido falar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você é do RJ né? São Caetano deve estar para assim o mesmo que Niterói para o Rio de Janeiro, é um Oasis no meio de uma metrópole rsrs

      Excluir
  2. Conheço SCS e sei que é uma cidade bem estruturada. Aliás o grande ABC tem bons locais pra morar, quem conhece a região consegue peneirar alguma coisa, prinicpalmente em SCS e Santo André que tem bairros tranquilos e bem estruturados.
    Porém como esses município são de região metropolitana, muitos vão dizer que não prestam porque cidades menores é que são o"negócio".

    Moro em cidade pequena, a típica cidadezinha que muitos idealizam e ficam idolatrando. Digo com tranquilidade que a escolha de uma cidade depende de diversos fatores que vão muito além do tamanho da mesma. Essas escolhadeve levar em conta personalidade da pessoa, empregos, clima entre outros.
    Mas cidades pequenas não são o paraíso na terra que muitos defendem. Muitos atribuem tudo o que há de ruim as cidades grandes e fazem o oposto com as pequenas, quando na verdade, se tratando de comportamento humano está tudo muito parelho.

    Então seus caipiras de cidade grande, muito cuidado com idealizações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC NÃO CONHECE SAÕ CAETANO DO SUL VC CONHECE O JARDIM SÃO CAETANO E DEVE SER UM DAQUELES IDIOTAS UTEIS QUE FAZENDO PROPAGANDA ENGANOSA

      Excluir
    2. Cale a boca, conheço muito bem... se vc faz parte de algum grupo politico problema é seu, a cidade não é perfeita, mas é melhor que temos por ai

      Excluir
  3. Fala Stifler! Muito bom post, a cidade pode ser boa, o problema é o entorno dela kkkkkk... Um abraço e escreva mais posts sobre as cidades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, o entorno é Zona Leste de SP e Favela do Heliopolis (SP), mas na cidade de SCS em sim há pouca violência, tem camera por todo o lado, um grande efetivo da PM e da Guarda Municipal, por ser uma cidade pequena fica fácil gerenciar.

      Excluir
  4. Não consigo me ver morando em qualquer cidade de São Paulo. Simplesmente não bate, mesmo com excelentes sugestões como essa cidade do seu POST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez o fato de você ser concursado e estabilizado faz com que tenha resistência em morar em SP, a cidade de São Paulo em si, tem o mal de grande metropoles, mas SCS é bem mais tranquilo, com a facilidade da capital estar do ladinho !!

      Excluir
  5. São Caetano é rica e está bem próxima de grandes favelas dos extremos de SP...Então o pessoal deve fazer a festa por lá com assaltos, não? Só ligar no Datena aparece algum crime violento no ABC...rs

    E sei que é idiotice total minha, mas ao ouvir falar de São Caetano, Santo André ou São Bernardo na hora me vem duas coisas na cabeça: o assassinato do Celso Daniel, e a roubalheira pro Vasco na final do Brasileirão de 2000, com queda de alambrado e tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Caetano faz divisa com a Zona Leste e parte da Zona Sul, favela do Heliopolis é zona sul e fica quase na divisa de São Caetano, os extremos de SP ficam mais longe do centro que a própria cidade de SCS, da estação de trem até a avenida paulista por exemplo vc chega em 30/35 minutos (trem + metro).

      ABC tem bastante noticias ruins, mas de São Caetano não... rsrs

      Excluir
  6. Anos atrás estava pesquisando ir morar numa cidade pequena no interior de minas, pois com aluguel da minha casa pagaria o aluguel ou parcela de uma casa lá e ainda sobraria quase 1k.
    Mas avaliando a estrutura da cidade que mora e a estrutura da cidadezinha não tem comparação , principalmente para minha que não dirige , tudo fica longe hospitais sem especialistas , nenhum banco, nenhum atacado, sem uber sem policia federal sem poupatempo ai joguei essa opção fora , posso mudar mais dentro da minha região mesmo.
    abraço , ótimo texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, interior é muito isolado, exatamente por isso dei a dica de SCS, é uma cidade em na maior região metropolitana do Brasil, e tem tudo na mão... se precisar de algo para resolver na capital está do lado.

      Excluir
  7. Seria interessante uma postagem sobre valores de imóveis nessa área de São Caetano, pois imagino que esse status de qualidade de vida deve jogar o preço dos imóveis lá no céu! Nos próximos anos pretendo comprar uma casa ou um terreno para construir, mas hoje em dia é um absurdo o valor dessas coisa. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia, vou pensar sobre, SCS é mais caro que as cidades do ABC, mas é mais barato do que SP.

      Excluir
  8. Bom post. Seria legal uma cidade com muita coisa boa e também uma praia incluída.
    Alguma opção boa no litoral norte de SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bertioga com certeza, lá tem praias boas e badaladas como Riviera de São Lourenço por exemplo. Mas eu particularmente prefiro cidades que tenham uma infra boa como SCS e não necessariamente praia, o ABC fica a 45 minutos do litoral (Santos, Guarujá e Praia Grande).

      Excluir
  9. Respostas
    1. A cidade é bem policiada e cheia de cameras, claro se comparar o indice de crimes com uma cidade do interior, SCS vai ter um indice maior, mas ainda assim é bem menor que São Paulo, Diadema, Mauá por exemplo.

      Excluir
  10. Bacana demais!

    Ainda não conheço SP, mas tenho curiosidade de visitar o ABC Paulista, Barueri, Araraquara, Araras e Presidente Prudente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não conheço Araras e te digo que ABC e Barueri realmente são legais de se morar tem te tudo prá mim isso faz diferença.

      Excluir
  11. post de utilidade pública

    moraria aí feliz da vida e deixaria o "bueiro de janeiro" para trás

    recomendo em MG São lourenço para férias e moradia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é concursado federal? só transferir para cá rsrs

      Excluir
    2. quem sabe quando resolver nos meu rolos no rj
      pra vc se inspirar e malhar pesado:

      https://www.youtube.com/watch?v=-GvWUWjPlV8

      Excluir
  12. Olá, SP.

    Muito obrigado por mencionar-me.
    Essa cidade está entre as mais pacificas. Eu não escrevi sobre ela, devido a ela não ser interior. Olha este link. https://exame.abril.com.br/brasil/as-cidades-grandes-e-medias-menos-violentas-do-brasil/
    Já conhecia essa cidade. Tinha um parente que morava nela.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro na época das postagens eu comentei em um post seu sobre SCS, exatamente por não ser interior que eu fiz essa postagem ! senão estaria te plagiando kkkk

      Excluir
  13. As viagens que mais me deixaram saudades foram as que fiz ao interior paulista. Tive o prazer de fazer o circuito das águas (Lindóia e diversas cidadezinhas) e até hoje sinto muita saudade dos dias que passei por lá.

    Campos do Jordão é outro trajeto que quem bota o pé em São Paulo deve conhecer. Enfim, sou suspeito para falar, sou fã de carteirinha.

    ResponderExcluir
  14. Do ABC, SCS é a menos ruim mas mesmo assim não moraria lá. Pra entrar e sair tem que passar por bairros meio estranhos.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. QUEM ELOGIA NÃO CONHECE SÃO CAETANO DO SUL É PROPAGANDA ENGANOSA O MUNÍCIPE SÓ SERVE PARA PAGAR IMPOSTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os impostos, principalmente a taxa do lixo é caro mesmo, mas em compensação é a melhor coleta e saneamento do Brasi

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Você saberia dizer mais sobre custo de vida, por exemplo, média de aluguel, gasolina, água, luz e alimentação?

    Adorei o post, só um morador para dizer o que a internet não fala kkk.

    ResponderExcluir
  19. Olá, como novato no comércio de criptomoedas, perdi muito dinheiro tentando navegar no mercado por conta própria. Na minha busca por um trader genuíno e confiável, encontrei Anderson Johnny, que me orientou e me ajudou a obter tanto lucro até $ 40.000. Fiz meu primeiro investimento com $ 1.000 e obtive um ROI de $ 9.400 em menos de 8 dias. Você pode entrar em contato com este trader especialista através do e-mail tdameritrade077@gmail.com ou no WhatsApp +447883246472 e estar pronto para compartilhar seu próprio testemunho

    ResponderExcluir