Página Inicial

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Atualização Financeira - Setembro/Outubro/Novembro de 2020 - Fim de um ciclo

 

Fala Pessoal,

Os últimos 3 meses não tive empolgação para postar, de vez em quando acompanho aqui e vejo que há poucas atualizações nos blogs e muitos deles deixando postagens de despedidas, é a vida !

Na parte financeira nos meses de Setembro e Outubro eu fiquei no vermelho, ou seja, meu patrimônio retraiu, já no mês de Novembro, o qual eu fiz o fechamento em 07/12 a recuperação foi ótima, primeiro que eu voltei a receber o meu salário integral (A redução do salário da MP do governo chegou ao fim), segundo que eu recebi a primeira parcela do 13º salário e por fim algumas ações e FIIs tiveram uma ótima performance.

No fechamento de Outubro se olharem a planilha está o lançamento de um empréstimo que eu fiz de R$ 22 mil reais, esse empréstimo foi realizado em favor da minha ex-esposa, ela disse que iria me pagar, sinceramente eu acho que não vou ver a cor desse dinheiro de volta, talvez uma parte... após a separação ela deve ter ficado com sensação de perca (perda??), pois saiu da minha casa e voltou para a mãe dela, o motivo que ela me pediu o dinheiro ao meu ver é um bom motivo e beneficiará o meu filho, felizmente eu tenho ótima relação com minha ex- converso sobre vários assuntos e não há brigas. 

Pode ser também que por eu ter emprestado essa grana ela pare ou tenha vergonha de pedir novamente dinheiro ou qualquer outro favor mais despendioso.

Um empréstimo que eu fiz para um colega foi finalmente quitado e no fechamento de Novembro consta somente esse 22 mil emprestados para a minha ex-

Portanto meu fechamento financeiro ultrapassou a casa dos 200 mil (sem levar em consideração o empréstimo).

Esse meu controle é bem porco, prometo melhorar algum dia.

Essa minha planilha ou controle financeiro é bem tosco, parece conta de pedreiro, mas é bem simples de entender, tudo que está ai espelha a realidade. Ultimamente tenho deixado uns troco no PicPay pois está rendendo 210% do CDI liquidez diária, e agora com o Pix fica fácil movimenta dinheiro para lá é para cá.


E vocês pensam que tudo são flores?

Infelizmente no dia 08/12 vulgo ontem, eu perdi um dos meus empregos, fui demitido após 7 anos de trampo. Na verdade até essa demissão eu tinha 2 empregos, um no qual eu trabalhava 40 horas semanais como CLT (Meu Emprego Principal) e outro que eu trabalho 20 horas MENSAIS, também CLT, neste último a carga horária por ser pequena meu salário acompanha a pequenez e é apenas 800 reais, por causa desse trampo, nem seguro desemprego vou ganhar pela quebra do meu vínculo do principal emprego. 

Enfim, a partir de hoje até conseguir um outro emprego ou fonte de renda meu salário mensal será de apenas 800 reais (bruto).

Não tem desculpas, não vou falar que meu emprego era uma bosta, que não me valorizam e etc. esse meu trampo (Professor Universitário em Universidade Privada) era muito tranquilo e sem stress, sou da área de TI, trabalhei muitos anos no mundo corporativo e sofri demais, Professores reclamam de barriga cheia essa é a verdade, porém a cada semestre uma enxurrada de professores são demitidos nas mais diversas Universidades, o motivo simplesmente é o salário...um professor hoje ganha 50% do que eu estava ganhando simplesmente parece que chegou a minha vez.



Não vou falar também que vou tirar um tempo para descansar ou período sabático, não vivo de desculpas, eu jogo a real, e a real é que eu não queria perder o emprego.

Eu sinceramente não sei se tenho saco ou paciência de voltar ao mundo corporativo, uma coisa eu sei, que voltar a ganhar o que eu estava ganhando será difícil, minha idade já é avançada para o mercado de trabalho (não tenho 20 e poucos anos), ninguém me pagaria que eu estava ganhando... junta-se a isso final de ano, pandemia e crise no país, é um prato cheio para pessimistas assim como eu.

Acabou!!!! A brincadeira de blogueiro tentando correr atrás de independência chegou ao fim, não que eu nunca tinha dito isso, a verdade é que eu já sabia que eu nunca conseguiria uma IF, malemá eu brigaria pela sobrevivência.

Tenho 44 mil de FGTS, e verbas rescisórias recheadas de multas pois eu tinha estabilidade até Abril por conta da adesão ao beneficio do governo, além do meu patrimônio financeiro, se eu apertar bem consigo me virar no próximo ano até conseguir um fonte de renda, fora isso tenho os 800 reais que eu ganho no outro emprego.

De hoje em diante a briga será correr atrás do almoço e da janta, menos mal que eu já tenho casa própria e quitada, tenham em mente que ter onde morar é essencial.

Bom é isso... ainda neste mês de Dezembro pretendo postar alguma coisa aqui no blog. Não, não e não...não irei fechar o blog, a corrida em busca da IF deixo para vocês... eu continuarei com minha atualizações financeiras, provável vocês irão ver meu patrimônio derreter pouco á pouco....


É isso... um final de ano que deveria ser alegre, não será tão alegre assim do jeito que eu imaginava


Até +



40 comentários :

  1. Você é um cara pé no chão bem diferente de outros blogs que perdem emprego e vão xingar o patrão e falar mal da empresa. Tem outros que gostam de falar mal e colocar a culpa na sociedade, nos funcionários públicos, no país etc. Você tem um valor interessante e dá para você fazer o seguinte separe 100 mil divida em 4 partes de 25 mil compre ações de empresas boas tipo ITSA4, BBDC4, ABEV3 e BBAS3 (É SÓ UM EXEMPLO). Agora venda opções de compra dessas ações isso vai te dar mais ou menos quatro mil reais de salário no primeiro mês. No mês seguinte se você foi exercido repita o processo se não foi exercido procure opções perto (sempre acima do valor pago) do valor que você pagou. Neste caso você vai receber menos mas ainda vai pegar alguma coisa. Se estas ações pagarem dividendo, juros sobre capital próprio é tudo seu. Eu sou funcionário público federal mas eu nem precisava trabalhar mais. Em aplicações tenho dois milhões 50% em aplicações sem risco ou com risco bem pequeno e os outros 50% em opções. Eu faço por mês 4 (às vezes 5) vezes o meu salário como funça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelas dicas, eu sempre achei meio complicado isso, mas li sua dica a tarde e comecei ler artigos na internet, até que não é dificil não, vou ver de por em prática isso ai! obrigado mesmo !

      Excluir
    2. Se precisar de ajuda pode falar comigo. Eu usava a RICO mas eles começaram a cobrar de quem é exercido e isso faz grande diferença. Agora estou usando a easynvest. Eu sei que vocês tem problemas em preservar identidade eu não ligo muito para isso. É muito fácil depois que você pega a ideia. Eu colocava dinheiro em FIIs até descobrir a venda coberta. Boa sorte e, se precisar, sempre estou lendo seus posts.

      Excluir
    3. Eu uso a Easyinvest também !! esses dias eu li bastante e eu recebi a recisão, falta o FGTS, assim que cair a grana vou ver o que faço... eu te chamo sim se precisar ! valeu

      Excluir
    4. Painel de Controle, o risco dessa operação é o ativo principal cair e vc precisar começar a lançar opções com valor abaixo do preço de compra, ai se for exercido o patrimônio vai cair. É uma estratégia que muita gente usa, mas ela tem uma boa dose de risco, é preciso pensar bastante sobre o que acontece quando o risco de materializa, ainda mais durante o desafio que o Stifler vai enfrentar agora.

      Excluir
    5. O mercado está bolhudo e o Brasil está numa situação delicada (divida alta, presidente inepto, inflação subindo, posição internacional fragilizada etc). Não recomendo o investimento dessa grana em ações. Melhor ter uma bom planejamento com esse dinheiro e esperar essa maré baixa (que infelizmente deve ser longa) passar até conseguir uma realocação profissional.

      Excluir
  2. Mais uma vez a matrix venceu. Mais um beta na lona.

    ResponderExcluir
  3. cara, o lance é não desaminar

    mestre dos centavos ficou desempregado e agora tá com um salário melhor

    Tiozinho da ZL, que tb é da da area de TI, saiu do Bostil e agora tá ganhando em dolar nos EUA

    continue evoluindo

    ResponderExcluir
  4. Cara, que foda. Pode parecer que não mas o LinkedIN é uma excelente plataforma pra buscar recolocação. Você tem experiência, crie um perfil lá e um bom currículo, depois de algumas dezenas ou centenas de candidaturas você deve conseguir algo até melhor do que o que você tinha.

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Engenheiro, já tenho perfil lá, bem atualizado, agora é garimpar as vagas

      Excluir
  5. Espero que seja apenas uma fase. Essa fase sua passe logo!

    ResponderExcluir
  6. Força Stifler.
    O ocorrido é mesmo ruim, mas seria bem pior se não tivesse acumulado para a IF.
    Esse dinheiro lhe trará a tranquilidade que precisa até conseguir uma nova oportunidade.
    Mesmo que não consiga um novo emprego com remuneração equivalente, certamente conseguirá um outro emprego e poderá retomar a busca pela IF, ainda que em um ritmo mais lento.
    Ainda é muito cedo para entregar os pontos. Seus projetos podem estar momentaneamente suspensos, mas ainda estão longe de terminar.
    Ninguém disse que o caminho seria uma linha reta, mesmo assim, você sabe para onde deve seguir. Não desista.

    ResponderExcluir
  7. Stifler, dá uma força lá no blog do Beta Zumbi. O cara possui bons textos. Coloca ele na sua lista de blogs.

    https://betazumbi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal o blog do beta zumbi. Lembra o pobretão.

      Excluir
    2. Já add aqui na lista !! muito bom o blog

      Excluir
  8. Que tristeza. Força aí, Stifler!

    Luke Silver

    ResponderExcluir
  9. Pois é Stifler, 2020 tem sido implacável... Espero que vc consiga respirar um pouco enquanto nao acha outro emprego, refletir e descansar. Penso em lecionar as vezes, é que eu acho q nao sou bom nisso. Entendo sua frustracao. As vezes bate um desanimo, nao tem muito o que fazer, é seguir que uma hora passa. Sucesso !!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ! ainda estou na BAD, mas espero logo ficar melhor, já estou enviando uns currículos !

      Excluir
  10. Caramba Stifler, a vida é cheia dessas mesmo, mas cara, você tem um patrimônio muito bom e casa própria, então encara isso como uma oportunidade pra vida nova, rotina nova e ver no que dá.
    Força aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, sim... morrer de fome não morro rsrsrs, a tristeza é que as coisas estavam indo bem... mas vamos ver o que vem pela frente !

      Excluir
  11. O ano foi difícil e sem dúvidas uma demissão joga qualquer um lá na lona de 2020, mas não adianta desanimar, é um fato consumado e é hora de virar o jogo. Esse não será seu último emprego, logo terá uma recolocação profissional, paciência e perseverança.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  12. Stifler, meu brother! A vida é formada pelos altos e baixos e tu é um cara grande, percebemos pelas suas palavras... E que logo encontrará algo, eu sei disso, eu torço por isso!

    Por enquanto é só agradecer por ainda ter outro emprego, um belo patrimônio e saúde, pois de resto o tempo colocará tudo no lugar, vamos que vamos Stifler! Abração meu caro!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu One, agradeço as palavras de incentivo ! espero em breve ter boas noticias para compartilhar !

      Excluir
  13. Olá, SP.

    O bom é que você tem um bom patrimônio e não está fudido igual a maioria. Você tem muita experiência e logo vai conseguir um bem melhor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Desejo sorte nesse momento delicado de sua vida. Que tenha perseverança e fé para alcançar outro emprego, quiçá melhor do que o atual de forma a afogar todas as mágoas.

    Abs.

    ResponderExcluir
  15. Força, Stifler. Como outros colegas já disseram, você pelo menos tem seu patrimônio pra te dar alguma tranquilidade. Uma casa quitada também é fundamental: sem-teto você não vira.

    O que você acha de fazer freelas na sua área profissional enquanto não arruma um novo emprego?
    E esse emprego que você manteve? Tem como aumentar a carga horária? Valeria a pena?

    ResponderExcluir
  16. Fala Stifler,
    Cara desanima não, tu tem um belo patrimônio, casa própria é da área de TI, apesar de não curtir mais o meio corporativo, mas acho que ainda dá pra se reorganizar mano.

    Eu por exemplo migrei de área nesse inicio de ano, foi foda ein, praticamente não aportei esse ano também, com isso finalizado 2020 com mudança de emprego o qual em carteira o salário é de 4,8k.

    E várias empresas mandando contato para trabalhar. Migrei para a área de Dados, mais precisamente de BI, e apesar de ainda faltar muita coisa para aprender, sinto que aos poucos estão engrenando.

    Acredito que por você ser da área de TI fica mais fácil essa migração, o mercado está muito em alta, toda semana praticamente recebo contato no linkedim

    Se precisar de alguma orientação, ou tirar dúvida só chamar mano.

    Abraços e sucesso pra ti.

    Maromba Investidor
    https://marombainvestidor.com/

    ResponderExcluir
  17. Fala, grande Stifler. É sério que fez um empréstimo? Foi amador, hein? Eu já tomei calote até do meu pai e só não cobrei por consideração.

    ResponderExcluir
  18. Grande Stifmaster! Lamento pela perda do seu trampo principal, mas fique atento, vc pode arriscar em concursos em faculs estaduais e federais, já vai fazendo networking pq isso é um jogo de cartas marcadas, desculpa por eu dizer isso mas é a realidade. E quanto ao empréstimo, se essa sua ex é de boa imagina as ruins kkkkkk... Tomara que vc consiga ver essa cor do dinheiro de volta. Um abraço e tamo junto sempre, não desanime!

    ResponderExcluir
  19. galera. acompanhem meu blog,minha atividade remunerada eh mostrar rola pra viado. isso mesmo

    www.anomdostrestiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Putz, não sei nem o que dizer...
    Mas como você falou no título da postagem: fim de um ciclo. Quando as coisas acabam/mudam/encerram tendemos a focar na perda, no lado negativo. Mas leva esse momento como um recomeço, a chance de mudar, fazer algo diferente, modificar ao menos suas perspectivas.
    É isso.
    Pelo menos segurança financeira você tem, agora é correr atrás para as coisas se ajeitarem.
    Fique bem!
    Beixos.

    ResponderExcluir